Ter uma boa comunicação nas escolas é essencial para garantir uma gestão eficiente. Em meio ao grande fluxo de informações criados pela instituição, é importante que as mensagens cheguem aos respectivos receptores. Isso requer planejamento e boa organização.

Melhorar a comunicação é o primeiro passo construir um relacionamento e alcançar novos alunos. Imagina que você é um pai e está tentando planejar uma viagem em família, e para isso precisa saber qual o início do período de férias do seu filho. Ao entrar em contato com a escola, você não consegue uma resposta, pois o responsável pela informação não está disponível.

A partir desse exemplo, podemos compreender como é fundamental estruturar a comunicação nas escolas. Separamos alguns pontos para você melhorar a comunicabilidade interna e externa.

Qual mensagem a escola quer passar?

É simples, mas é muito importante estabelecer quais mensagens a escola quer informar. Para direcionar o objetivo dos conteúdos que a escola criará, é preciso definir:

  • Qual imagem sua escola quer transmitir?
  • Qual o objetivo da instituição?
  • Como a escola quer alcançar isso?

Como cada escola irá alinhar seu conteúdo de acordo com os objetivos, esse passo é necessário iniciar o seu planejamento. Vale ressaltar que esses canais de comunicação nas escolas precisam ser objetivos.

Defina seu público

Para iniciar o planejamento e a criação de conteúdo, precisamos entender qual o público da instituição. Não adianta a escola criar campanhas incríveis, mas que não se adequam ao seu público.

Com o público definido é possível pensar na linguagem que será utilizada. No entanto, o objetivo da mensagem também influenciará na forma de abordar algum assunto.

Voltando ao exemplo do início do texto, a escola criará uma postagem para divulgar o início das férias. Esse conteúdo interessa tanto aos responsáveis quanto aos alunos. Nesse caso, o ideal é que seja utilizado uma linguagem simples para que todos possam entender.

Aproveite as vantagens da tecnologia

Não é de hoje que a tecnologia vem revolucionando nossa forma de se comunicar. Atualmente é provável que quase todos os pais dos seus alunos estejam presente nas redes sociais. Então é importante que sua escola domine esse meio, pois é a forma mais simples de alcançar estes responsáveis.

Dentro das redes sociais, as escolas tem diversas oportunidades de diálogo. É interessante usar esse espaço para promover debates, pois isso gera engajamento com o público.

Tenha um site

Embora os sites não sejam uma novidade no meio digital, muitas escolas ainda não o utilizam. Um site profissional é o melhor meio para a escola centralizar todas as informações para os responsáveis.

Para facilitar a vida dos pais, a escola precisa centralizar as informações disponíveis, como calendários e data de prova.

É aí que entra a função do site!

Além de disponibilizar esses conteúdos fundamentais para o meio escolar, é possível oferecer informações complementares.

A escola também pode criar uma área restrita aos responsáveis e alunos, onde estarão as notas. Isso ajuda os pais a participarem do dia a dia dos filhos, e melhora a credibilidade da escola.

Aumente seu alcance

A comunicação bem elaborada dentro da instituição de ensino só traz benefícios. Pode não parecer, mas melhorando o diálogo da escola com o seu público, é possível alcançar mais alunos.

O uso de ferramentas digitais não só facilita o acesso a informações da sua instituição como também permite que outras pessoas a vejam. E isso inclui alunos, professores e responsáveis.

Escreva um Comentário