A reunião de pais é um momento decisivo para as instituições de ensino. Por isso, é fundamental para mostrar aos responsáveis como anda todo o andamento da sua instituição. Mas lembre-se: é de suma importância que você esteja organizado e com tudo planejado para que nada saia do que foi programado. E, que a reunião seja interessante para ambas as partes.

Conduzir uma reunião de pais e professores de maneira produtivo e proveitosa é um grande desafio para todas as escolas. Pois, os pais chegam com o anseio de saber a respeito do rendimentos de seus filhos e como a escola tem se posicionado.

Fazer com que os responsáveis se sintam parte da instituição e, automaticamente, parte da rotina dos filhos é essencial para ter um bom relacionamento com eles. Sendo assim, uma das razões mais plausíveis para que ocorra regularmente uma reunião entre pais e professores é para alinhar as expectativas de ambos para a mesma direção: o desenvolvimento do estudante.

Diante disso, como realizar encontros que serão úteis para ambos?

Planeje como será a reunião e quais assuntos serão os principais temas

Conduzir reuniões de pais e professores de maneira produtiva é um grande desafio para educadores de todos os níveis de ensino. Chegar na reunião com um plano traçado é fundamental para conduzir a ordem dos tópicos que serão abordados.

Normalmente, os responsáveis já chegam querendo saber determinado assunto, e se não houver um planejamento, um responsável já será capaz de bagunçar toda a reunião, fazendo com que o objetivo do encontro não seja cumprido.

Por isso, mostre para os pais que você considera o tempo deles valioso e que a reunião terá objetivos claros para não se estenderem mais do que o previsto, isso gerará confiança. Mas, para isso, é essencial que não haja atrasos, pois, isso fará com que os pais percam a confiança e, aos poucos, parem de ir, achando que não acontece de acordo com o planejado.

Sabemos que a rotina dos responsáveis é corrida, e que na Era Digital ficou ainda mais difícil prender a atenção das pessoas por muito tempo, já que todos estão sempre com seus smartphones, conectadas. Por isso, não se estenda, mostre de maneira lúdica e inteligente a realidade da sala de aula e como a comunidade escolar deve trabalhar junta em prol da educação.

Logo, aproveitar a reunião de pais para estimular essa parceria e mostrar tudo que a escola faz de bom é fundamental.

Conheça a realidade dos pais e responsáveis

É indispensável que você saiba quais são as principais dores dos responsáveis. Organizar esses eventos em dias e horários que os pais estejam liberados para comparecer é essencial para ter o maior número de presenças possíveis. Demonstrar que você tem consciência sobre o cotidiano das famílias dos seus estudantes mostra que você organiza as atividades com o fito que atender todas as necessidades e não atrapalhar seus devidos compromissos.

Por isso, com o avanço tecnológico, algumas escolas já aderiram enquetes nos stories do Instagram para saber qual o melhor dia e horário ficará acessível para os responsáveis, para chegar a um consenso que beneficiará a maioria e, ainda, consegue engajar os pais e motivá-los a comparecer ao encontro.

Além disso, é de suma importância que o encontro comece com objetivos já traçados e tópicos que incluirão os principais problemas que os responsáveis sentiram durante o mês/semana na instituição.

Enfatize para os pais a importância de uma boa relação entre responsáveis e escola

Transforme os pais em parceiros e fãs da sua escola

É fundamental que a escola e os responsáveis trabalhem em prol de um mesmo objetivo: a formação e o desenvolvimento do estudante. Por isso, é necessário que os pais se sintam parte da escola, e que enxerguem a instituição como responsável da preparação dos pequenos para a vida adulta.

Devido a isso, essa parceria é fundamental por diversos aspectos. Ter pais satisfeitos com a sua escola fará com que ele seja um eterno aliado para ajudar no desenvolvimento do estudante. Além disso, com essa boa relação, faz com que, automaticamente, a taxa de retenção de alunos cresça, o que beneficia sua instituição.

Logo, através da reunião, os pais terão oportunidade de dialogar e trocar ideias, isso gerará um aperfeiçoamento da sua instituição. Isso agradará ainda mais os responsáveis. Este encontro é ideal para estimular bons hábitos e conscientizá-los sobre questões importantes sobre a educação.

Esteja sempre um passo à frente na solução de problemas

É imprescindível que sejam apresentados problemas que a escola já tem uma solução para mostrar aos pais. Pois, o objetivo da reunião não é amedrontar os pais e demonstrar insegurança para eles. Mas sim fazer com que eles participem e contribuam para o aprendizado e desenvolvimento do seu filho.

Por isso, esteja preparado! Faça um estudo sobre todos os problemas que estão sendo levantados pelos professores, alunos e funcionários, para chegar na reunião com soluções. Isso fará que os responsáveis enxerguem sua instituição como um local em que as dúvidas são ouvidas e os problemas são solucionados.

Faça que a reunião seja mais dinâmica

Com uma rotina cansativa, dificilmente os responsáveis terão paciência para ficarem horas sentados ouvindo o que você tem a dizer. Dessa forma, uma ideia que cabe para a reunião, é que em momento de exposição de dados, metodologias e argumentos da escola, uma técnica que funciona é a participação dos responsáveis, fazendo perguntas, mostrando que sua escola está preocupada com a opinião dos pais e que fará as mudanças necessárias para se aperfeiçoar.

Como por exemplo: Antes de mostrar aos pais o resultado do simulado que os alunos realizaram, perguntar aos responsáveis quais são as vantagens da realização de simulados na instituição, e se eles sabem como funciona o ENEM. Isso fará com que eles se sintam mais por dentro da rotina dos filhos, conscientes do que se trata o simulado e quais benefícios trarão.

E, através das respostas, os professores – ou o alguém que tenha autoridade no tema – entram em ação com argumentos pertinentes, apontando as ‘falhas’ por trás das ideias incorretas. Fazendo com que os pais também sejam ‘educados’ sobre o tema, desenvolvendo explicações a partir das contribuições que foram dadas.

Aproveite para trabalhar questões individuais

Em toda escola existem alunos mais problemáticos que outros, que precisam que haja uma conversa com os pais sobre o comportamento e o desempenho em sala.  Muitas dessas questões fazem sentido em um contato individual com os pais, para um retorno mais personalizado.

Por isso, é essencial que você espere para falar com os pais de forma mais privada para tratar de assuntos mais específico, isso trará ganhos para a família e também para a escola, pois eles saberão que a escola optou por não expor seu filho, e que todo futuro problema será resolvido no privado.

Depois dessas dicas, não temos dúvidas que sua reunião de pais será um sucesso! É um momento muito importante para o funcionamento da instituição, já que através dela, a família consegue se aproximar e saber o que está acontecendo na escola do filho. Se planeje para esse momento importante.





Escreva um Comentário